Aba 1

Postado em 27 de Maio às 09h30

Dom Odelir instituirá ministério do Leitorado à Seminaristas da Teologia no domingo, dia 29 de maio

Destaque (98)
Diocese de Chapecó/SC Dom Odelir celebrará missa e concederá ministério à seminaristas. Foto: Deise Agnoletto/Assessoria   Há muito tempo em nossa Igreja foram instituídos alguns...

Dom Odelir celebrará missa e concederá ministério à seminaristas. Foto: Deise Agnoletto/Assessoria

 

Há muito tempo em nossa Igreja foram instituídos alguns ministérios, a fim de aproximar e semear a Palavra de Deus na vida dos fiéis. O Leitorado (ministério do leitor) é um dos ministérios vigentes, e neste domingo, dia 29 de maio, nosso Bispo Diocesano Dom Odelir José Magri, celebrará um lindo momento para a Diocese, no qual concederá o ministério do Leitorado ao nosso seminarista da fase da Teologia, Rodrigo Isotton, e também ao seminarista da Diocese de Lages, Gustavo Borges. A celebração será realizada em Passo Fundo, na Paróquia São Judas.

O Leitorado é o primeiro ministério recebido pelos seminaristas, normalmente no segundo ano do curso de Teologia. Quem recebe o Leitorado tem a função de ler a Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas, seja em missas e em outras ações sagradas. É quem faz as leituras da Sagrada Escritura, com exceção do Evangelho. Essas funções podem ser confiadas e exercidas também por fiéis leigos, além daqueles que estão no caminho do sacerdócio.

Conforme o seminarista da nossa Diocese Rodrigo Isotton, a caminhada formativa serve para prepará-los a assumirem a vocação à qual Deus os chamou. E a instituição do ministério do leitorado é um dos momentos preparativos: “O ministério de leitor propõe ao seminarista o desafio de deixar-se transformar pela Palavra de Deus, objeto de sua oração e do seu estudo. É na oração pessoal e comunitária e nos estudos teológicos que busco me aproximar e me configurar a Jesus Cristo. É na Sagrada Escritura que encontro o projeto de vida que busco viver, o Reino de Deus”. Rodrigo também ressalta sua alegria em receber o ministério: “Estou muito feliz, pois esse momento é importante e significativo na minha vida e caminhada vocacional. Peço a todos que rezem por mim e pelas vocações”.

“Os ministérios que recebemos, estando nesta caminhada vocacional e formativa, são passos dados gradativamente. É sempre uma alegria olhar para este caminho e ver que o trajeto está sendo cumprido. Neste caso especial, o Leitorado é o percurso acontecendo”, confirma o seminarista Gustavo Borges. Além disso, Gustavo frisa a familiaridade com Deus proporcionada pelo ministério: “A vida de um padre é permeada de diversos aspectos que são constitutivos, dentre os quais está a intimidade com a Sagrada Escritura, foco principal deste ministério que receberemos. Nas Sagradas Escrituras está contida a Palavra de Deus, e é justamente essa que iremos anunciar, mostrar, levar ao povo de Deus. Estou muito feliz com este novo passo, com este ministério que é simples, mas importantíssimo na caminhada”.


Que nossos futuros leitores sejam abençoados em sua missão e sigam dando passos em direção à vocação!

Veja também

Em ano jubilar, Encontro das Coordenações pauta 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral11/02/19 No último sábado, 09 de fevereiro de 2019, as coordenações diocesanas estiveram em Xanxerê para a primeira atividade comum deste ano: o encontro das coordenações. Nesta edição, o estudo foi assessorado pelo pe. Luciano dos Santos, Assessor Executivo da CNBB Regional Sul 4, que fez apontamentos em vista da 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral e......
Bispos e Coordenadores Diocesanos de Pastoral reunidos em Nova Veneza04/07/19 Os Bispos e Coordenadores de Pastoral de todas as Dioceses do Regional Sul 4 da CNBB, estão reunidos desde dia dois de julho, em Nova Veneza (SC). O evento que reúne as dez dioceses do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do......

Voltar para Notícias


Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.