Aba 1

Postado em 28 de Maio às 10h35

11º SIMPÓSIO NACIONAL DAS FAMÍLIAS VAI DESTACAR O PAPEL DA FAMÍLIA NA CATEQUESE

Geral (51)
Diocese de Chapecó/SC O 11º Simpósio Nacional das Famílias vai destacar o papel da família na catequese. O evento on-line será realizado no próximo sábado, 29 de maio, com transmissão pelo...

O 11º Simpósio Nacional das Famílias vai destacar o papel da família na catequese. O evento on-line será realizado no próximo sábado, 29 de maio, com transmissão pelo canal da Pastoral Familiar no Youtube e pelo Facebook da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), das 8h - 12h e 14h - 18h.


Palestras


Serão realizadas reflexões a respeito da relação da família com os processos da catequese. O arcebispo de Curitiba (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética, dom José Antônio Peruzzo, vai aprofundar o tema central do evento “Família e Catequese” a partir do lema bíblico “Como poderei entender, se ninguém me explica” (At 8,31), extraído dos Atos dos Apóstolos. O texto narra o encontro de Filipe com o etíope, que lia uma passagem do livro do profeta Isaías sem entender que a profecia falava sobre Jesus.

O assessor da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética padre Jânison de Sá Santos vai aprofundar o tema “Família e Iniciação à Vida Cristã”. Durante o evento também serão partilhadas experiências de catequese em família e a catequese em diferentes etapas da vida, como antes e depois do matrimônio.


Reflexão no contexto de novo impulso à catequese

Desde o ano passado, a Igreja tem dado novo impulso à catequese, com o lançamento do Novo Diretório para a Catequese, pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, e com a instituição do Ministério de Catequista pelo Papa Francisco por meio da carta apostólica em forma de Motu Proprio Antiquum Ministerium. O Papa alerta para a compreensão desse ministério “no conjunto de tudo aquilo que vem sendo feito para que a catequese cresça sempre mais como uma resposta adequada aos desafios dos nossos dias, aos desafios dos tempos atuais”.

O texto do novo Diretório para a Catequese recorda que “todo batizado é um discípulo missionário” e que “são urgentes esforços e responsabilidades, necessários para encontrar novos instrumentos de linguagem para comunicar a fé”. A segunda parte do documento, intitulada “O processo da Catequese”, frisa a importância da família: parte integrante e ativa da evangelização. 

Veja também

Guarujá do Sul celebra Festa da Unidade Paroquial07/10/19 No domingo, dia 29 de setembro, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Guarujá do Sul – SC, realizou a 12ª Festa da Unidade Paroquial. O tema escolhido esteve em sintonia com o Mês Missionário Extraordinário "Batizados e enviados para viver em comunidade." Essa festa é marca na Paróquia, sobretudo por não visar sem fins......
Colegiado de Pastoral se reúne em Tubarão (SC)11/09/18 O Colegiado de Pastoral do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se reuniu na última terça-feira, 4 de setembro, na cidade de Tubarão (SC). Dentro da pauta do encontro, os participantes avaliaram a......
Fórum das Pastorais Sociais debate sobre Judiciário Brasileiro22/03/18 O Fórum das Pastorais Sociais do Regional Sul 4 deste ano teve como tema "O acesso a justiça como superação da violência". O mesmo foi realizado de 16 a 18 de março, em Lages. Com a assessoria do juiz......

Voltar para Notícias


Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.