De Machados, Navegantes (SC). Foi nomeado Bispo de Chapecó pelo Papa João Paulo II aos 28/10/1998. D. Manoel não veio “já feito bispo” para Chapecó. Ele escolheu ser ordenado, enviado e empossado aqui em Chapecó, tudo no mesmo dia (21/02/1999). Esse fato é certamente um indicativo de sua inserção aqui em nossa região e do respeito dele pela caminhada histórica da Diocese.
Principais Marcas: • A continuidade nas opções diocesanas, com destaque para a questão indígena, que reapareceu fortemente durante seu pastoreio; • Sua opção pela sinodalidade (característica marcante de seu jeito de conduzir a Diocese, ou seja, coordenar através de Assembleias e Conselhos: o Conselho de Presbíteros – para as questões mais internas do presbitério diocesano – e o Conselho Diocesano de Pastoral – consultivo e deliberativo – para as questões mais amplas da Diocese); • Sua grande capacidade de ouvir e sua comunhão com os presbíteros.
Compartilhe!
Uso de Cookies
Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.