É um período de acompanhamento e discernimento vocacional dos seminaristas diocesanos antes de ingressarem no Ensino Superior. Está localizado no Bairro Santo Antônio e tem como atual formador o padre diocesano e também animador vocacional, Ilton Goettems.
Em 1992, houve um ano isolado de Propedêutico junto ao Seminário Menor. Depois, o ressurgimento do Propedêutico esteve ligado à transição do processo formativo na Diocese. Com esse processo, o Seminário Menor foi se extinguindo gradualmente, cedendo lugar ao Propedêutico. Por isso, foi chamado de Seminário Propedêutico Nossa Senhora da Assunção. Com o término do ingresso dos seminaristas no Seminário Menor, os vocacionados permaneciam com suas famílias até a conclusão do Ensino Médio, os quais eram chamados de “seminaristas externos”.
Foram formadores do Seminário Propedêutico: 1) Padre Valdemar Scatolin, por um ano, em 1992, no Seminário Menor; 2) Padre Danilo Campos, por dois anos, de 2001 a 2002; 3) Padre Ademir Rubini, por dois anos, de 2003 a 2004, no Seminário Menor e, também, por um ano, em 2005, no Bairro Jardim América; 4) Padre Marlo Tessaro, por quatro anos, de 2006 a 2009, no Bairro Santo Antônio. Anteriormente, os seminaristas que concluíam o Ensino Médio no Seminário Menor ingressavam diretamente na Filosofia. O Seminário Propedêutico foi restaurado no ano de 2017, no Bairro Santo Antônio, em Chapecó (SC) com o acompanhamento do padre Ilton Goettems.
Compartilhe!
Uso de Cookies
Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.