Aba 1

Postado em 07 de Março às 09h18

Sementes do Bem: voluntárias de Chapecó produzem perucas de lã para crianças com câncer

Geral (16)
Diocese de Chapecó/SC ‘Uma criança que é acometida por uma doença grave como o câncer precisa não só de acesso a bons cuidados médicos e do apoio familiar, como também de todo cuidado...

‘Uma criança que é acometida por uma doença grave como o câncer precisa não só de acesso a bons cuidados médicos e do apoio familiar, como também de todo cuidado para que se sinta incluída, apesar das diferenças que são impostas à sua rotina.’ Dessa forma, no dia 26 de fevereiro de 2018, o grupo de voluntárias “Sementes do bem”, da Paróquia Santo Antônio, de Chapecó, iniciou a confecção de perucas de lã para crianças com Câncer. Neste tempo de Quaresma, estas são iniciativas que nos ajudam a refletir e sobretudo agir para um mundo melhor. 

O que faz?

Trata-se da produção de perucas de lã. Por serem macias, as perucas tornam-se mais confortáveis diante da sensibilidade gerada pela quimioterapia, o que muitas vezes impedem as crianças de usarem as perucas convencionais. Além de despertar o lado lúdico dos pequenos/as. 

De onde veio a Ideia?

Do projeto “Fios mágicos” (The Magic Yarn), dos Estados Unidos. Lá a enfermeira Holly Christensen confecciona perucas com penteados das princesas Disney para crianças com câncer. O projeto deu tão certo, que atualmente conta com mais de três mil voluntárias. 

A iniciativa em Chapecó foi da voluntária Clara Maria Utzig, do grupo “Sementes do bem”. Ela conheceu o projeto americano através de uma rede social e, desde então, apresentou a ideia ao grupo, que desde 2017 já atua com a produção de bonecas de pano para doação. Através do facebook convidou amigos e a ideia ganhou forma.

Como ajudar? #Doações

Todos podem ajudar. Homens e mulheres com tempo e disposição. Segundo Clara, “não é preciso saber fazer crochê e tricô, pois a produção tem outras etapas que podem ser feitas por todos e todas.” Outra forma de ajudar é doando lã (usada para bebês) e acessórios (fitas, laços) para enfeitar as perucas. 

Os encontros são realizados todas as segundas-feiras, das 14h às 16h, na sala da Pastoral da Criança da Paróquia Santo Antônio, que também apoia o projeto.

Para onde vão as perucas?

Serão doadas para crianças com câncer nos hospitais ou onde houver necessidade. 

 

CONTATOS:  99925-4345 (Clara) | 3322-2278 (Pastoral da Criança) | Grupo de voluntárias “Sementes do Bem” | Paróquia Sto. Antônio.

Fotos: Divulgação do projeto "Fios Mágicos"/EUA e Grupo "Sementes do Bem", de Chapecó

Reportagem da NSC TV sobre o projeto: https://goo.gl/bo6NK4

  • Diocese de Chapecó/SC -
  • Diocese de Chapecó/SC -
  • Diocese de Chapecó/SC -
  • Diocese de Chapecó/SC -
  • Diocese de Chapecó/SC -
  • Diocese de Chapecó/SC -
  • Diocese de Chapecó/SC -

Veja também

Seminário Diocesano de Fé e Política reúne 300 pessoas em Xanxerê10/07 No último sábado, 07 de julho, foi realizado o Seminário Diocesano de Fé e Política, em Xanxerê. Com a assessoria do Prof. Dr. Edivaldo Bortoleto, da Unochapecó, a reflexão permeou as relações entre a fé e as diferentes formas de cada indivíduo interpretar o contexto político e social, por construções......
SEMINÁRIOS DA TERRA E DA CIDADE REACENDEM A ESPERANÇA15/06 A Frente do Campo e da Cidade, composta por vários movimentos, organizações e pastorais sociais da Paróquia São Miguel Arcanjo de São Miguel do Oeste – SC, no dia 06 de junho realizou o 10º......

Voltar para Notícias