Aba 1

Postado em 07 de Março de 2018 às 09h18

Sementes do Bem: voluntárias de Chapecó produzem perucas de lã para crianças com câncer

Geral (42)
Diocese de Chapecó/SC ‘Uma criança que é acometida por uma doença grave como o câncer precisa não só de acesso a bons cuidados médicos e do apoio familiar, como também de todo cuidado...

‘Uma criança que é acometida por uma doença grave como o câncer precisa não só de acesso a bons cuidados médicos e do apoio familiar, como também de todo cuidado para que se sinta incluída, apesar das diferenças que são impostas à sua rotina.’ Dessa forma, no dia 26 de fevereiro de 2018, o grupo de voluntárias “Sementes do bem”, da Paróquia Santo Antônio, de Chapecó, iniciou a confecção de perucas de lã para crianças com Câncer. Neste tempo de Quaresma, estas são iniciativas que nos ajudam a refletir e sobretudo agir para um mundo melhor. 

O que faz?

Trata-se da produção de perucas de lã. Por serem macias, as perucas tornam-se mais confortáveis diante da sensibilidade gerada pela quimioterapia, o que muitas vezes impedem as crianças de usarem as perucas convencionais. Além de despertar o lado lúdico dos pequenos/as. 

De onde veio a Ideia?

Do projeto “Fios mágicos” (The Magic Yarn), dos Estados Unidos. Lá a enfermeira Holly Christensen confecciona perucas com penteados das princesas Disney para crianças com câncer. O projeto deu tão certo, que atualmente conta com mais de três mil voluntárias. 

A iniciativa em Chapecó foi da voluntária Clara Maria Utzig, do grupo “Sementes do bem”. Ela conheceu o projeto americano através de uma rede social e, desde então, apresentou a ideia ao grupo, que desde 2017 já atua com a produção de bonecas de pano para doação. Através do facebook convidou amigos e a ideia ganhou forma.

Como ajudar? #Doações

Todos podem ajudar. Homens e mulheres com tempo e disposição. Segundo Clara, “não é preciso saber fazer crochê e tricô, pois a produção tem outras etapas que podem ser feitas por todos e todas.” Outra forma de ajudar é doando lã (usada para bebês) e acessórios (fitas, laços) para enfeitar as perucas. 

Os encontros são realizados todas as segundas-feiras, das 14h às 16h, na sala da Pastoral da Criança da Paróquia Santo Antônio, que também apoia o projeto.

Para onde vão as perucas?

Serão doadas para crianças com câncer nos hospitais ou onde houver necessidade. 

 

CONTATOS:  99925-4345 (Clara) | 3322-2278 (Pastoral da Criança) | Grupo de voluntárias “Sementes do Bem” | Paróquia Sto. Antônio.

Fotos: Divulgação do projeto "Fios Mágicos"/EUA e Grupo "Sementes do Bem", de Chapecó

Reportagem da NSC TV sobre o projeto: https://goo.gl/bo6NK4

  • Diocese de Chapecó/SC -
  • Diocese de Chapecó/SC -
  • Diocese de Chapecó/SC -
  • Diocese de Chapecó/SC -
  • Diocese de Chapecó/SC -
  • Diocese de Chapecó/SC -
  • Diocese de Chapecó/SC -

Veja também

Bispos reunidos na 56ª Assembleia Ordinária enviam uma mensagem ao Povo de Deus20/04/18 O cardeal Sergio da Rocha, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) falou aos jornalistas reunidos na Coletiva de Imprensa da 56ª Assembleia Geral da entidade, na tarde do dia 19 de abril, e pediu a dom Murilo Krieger, vice-presidente que lesse a mensagem da conferência ao povo de Deus. O documento registra a comunhão do episcopado brasileiro com o papa Francisco e......
CNBB DIVULGA MENSAGEM AO POVO BRASILEIRO08/05/19 O episcopado brasileiro, reunido na 57ª Assembleia Geral, de 1º a 10 de maio, em Aparecida (SP), emitiu a “Mensagem da CNBB ao povo brasileiro”. No documento, os bispos alertam a população sobre a realidade do país,......

Voltar para Notícias