Aba 1

Postado em 10 de Agosto às 10h29

Semana Nacional da Família 2020

Destaque (65)
Diocese de Chapecó/SC A Semana Nacional da Família ocorre, de 9 a 15 de agosto, no contexto do mês vocacional e inicia no dia dos pais.  É uma semana especial para refletir, rezar e vivenciar a importância e a...

A Semana Nacional da Família ocorre, de 9 a 15 de agosto, no contexto do mês vocacional e inicia no dia dos pais.  É uma semana especial para refletir, rezar e vivenciar a importância e a beleza da família, celeiro e escudo da vida. Este ano o tema de reflexão é extraído do livro de Josué 24,15: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”.

Este tema bíblico é antigo e atual. Assim como o povo de Deus, as famílias precisam retomar a decisão de viver como filhos criados e libertos de Deus ou continuar longe do Criador e no sofrimento. Deus constantemente convida seus filhos a um recomeço. O desafio é não deixar que as adversidades do tempo presente: o distanciamento de Deus, a corrupção, o radicalismo, o relativismo, o fundamentalismo, as doenças e o esgotamento ambiental avancem. Cabe ao ser humano, criação de Deus, avaliar-se e tomar a decisão de ser fiel ao seu Criador. Deus espera que os humanos sejam mais servidores da vida e menos exploradores uns dos outros e da natureza.

A partir dessa realidade é pertinente voltar o olhar e a ação à vida familiar. A Semana da Família visa ajudar as pessoas a se reunir e tomar a decisão: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Isso significa ser fiel a Deus, amar e cuidar a vida e os valores da família cristã, porque no seio familiar uma criança se transforma em um adulto equilibrado para viver em sociedade. Então, as pessoas que amam a vida e a família precisam tomar essa decisão de cuidar e defendê-la. Pois, esse porto seguro, está sofrendo o que se traduz nos problemas do cotidiano desta instituição vital. Neste sentido, assim como Josué, é importante tomar posição contra o mal do egoísmo, da discórdia, da ira e da busca desenfreada por dinheiro, que denigrem o santuário da vida. A família deve ser lugar da harmonia dos filhos de Deus.

O primeiro espaço para esta vivência e celebração da Semana da Família é em seu cotidiano. A Diocese está oferecendo material “Encontro com Jesus em família” para estudo e reflexões (confira no link: http://diocesechapeco.org.br/). Também não podemos esquecer a Comunidade, a Paróquia e a Pastoral Familiar, que pela situação imposta pela Covid-19, não realizam atividades presenciais, mas promoverá vários eventos online que poderão ser acompanhados em casa, em família.

A Pastoral Familiar Nacional irá promover uma live, no sábado dia 08.08.20, para iniciar e no outro sábado, dia 15.08.20, para finalizar a Semana da Família. Estas duas lives poderão ser acompanhadas pelo link: https://www.facebook.com/PastoralFamiliarCNBB.

A Pastoral Familiar de Santa Catarina também irá promover as seguintes lives:

- Dia 10/08, segunda feira, às 20h. - tema: “Família e educação”.
- Dia 12/08, quarta-feira, às 20h. - tema: “Família e compromisso com a Vida”.
- Dia 14/08, sexta-feira, às 20h. - tema: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”.


A página do Facebook da Pastoral Familiar da Diocese de Chapecó irá compartilhar todos os eventos online. Fica o convite, curta e siga nossa página em: https://www.facebook.com/pfdcco/. Além disso, nas paróquias e grupos eclesiais acontecerão celebrações e reflexões, que certamente farão bem à causa da família, berço de vida e de esperança.

Coordenação Diocesana da Pastoral Familiar

Veja também

Nova Presidência da CNBB14/05/19 Dom Odelir José Magri, foi eleito presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial para o quadriênio de 2019 a 2023, na 57º Assembleia Geral dos Bispos do Brasil (AGBB), no dia sete de maio deste ano. Dom Odelir já atuava como coordenador do Grupo de Trabalho que prepara as atividades de......
SEMINÁRIOS DA TERRA E DA CIDADE REACENDEM A ESPERANÇA15/06/18 A Frente do Campo e da Cidade, composta por vários movimentos, organizações e pastorais sociais da Paróquia São Miguel Arcanjo de São Miguel do Oeste – SC, no dia 06 de junho realizou o 10º......

Voltar para Notícias