Aba 1

Postado em 10 de Agosto às 10h29

Semana Nacional da Família 2020

Destaque (64)
Diocese de Chapecó/SC A Semana Nacional da Família ocorre, de 9 a 15 de agosto, no contexto do mês vocacional e inicia no dia dos pais.  É uma semana especial para refletir, rezar e vivenciar a importância e a...

A Semana Nacional da Família ocorre, de 9 a 15 de agosto, no contexto do mês vocacional e inicia no dia dos pais.  É uma semana especial para refletir, rezar e vivenciar a importância e a beleza da família, celeiro e escudo da vida. Este ano o tema de reflexão é extraído do livro de Josué 24,15: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”.

Este tema bíblico é antigo e atual. Assim como o povo de Deus, as famílias precisam retomar a decisão de viver como filhos criados e libertos de Deus ou continuar longe do Criador e no sofrimento. Deus constantemente convida seus filhos a um recomeço. O desafio é não deixar que as adversidades do tempo presente: o distanciamento de Deus, a corrupção, o radicalismo, o relativismo, o fundamentalismo, as doenças e o esgotamento ambiental avancem. Cabe ao ser humano, criação de Deus, avaliar-se e tomar a decisão de ser fiel ao seu Criador. Deus espera que os humanos sejam mais servidores da vida e menos exploradores uns dos outros e da natureza.

A partir dessa realidade é pertinente voltar o olhar e a ação à vida familiar. A Semana da Família visa ajudar as pessoas a se reunir e tomar a decisão: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Isso significa ser fiel a Deus, amar e cuidar a vida e os valores da família cristã, porque no seio familiar uma criança se transforma em um adulto equilibrado para viver em sociedade. Então, as pessoas que amam a vida e a família precisam tomar essa decisão de cuidar e defendê-la. Pois, esse porto seguro, está sofrendo o que se traduz nos problemas do cotidiano desta instituição vital. Neste sentido, assim como Josué, é importante tomar posição contra o mal do egoísmo, da discórdia, da ira e da busca desenfreada por dinheiro, que denigrem o santuário da vida. A família deve ser lugar da harmonia dos filhos de Deus.

O primeiro espaço para esta vivência e celebração da Semana da Família é em seu cotidiano. A Diocese está oferecendo material “Encontro com Jesus em família” para estudo e reflexões (confira no link: http://diocesechapeco.org.br/). Também não podemos esquecer a Comunidade, a Paróquia e a Pastoral Familiar, que pela situação imposta pela Covid-19, não realizam atividades presenciais, mas promoverá vários eventos online que poderão ser acompanhados em casa, em família.

A Pastoral Familiar Nacional irá promover uma live, no sábado dia 08.08.20, para iniciar e no outro sábado, dia 15.08.20, para finalizar a Semana da Família. Estas duas lives poderão ser acompanhadas pelo link: https://www.facebook.com/PastoralFamiliarCNBB.

A Pastoral Familiar de Santa Catarina também irá promover as seguintes lives:

- Dia 10/08, segunda feira, às 20h. - tema: “Família e educação”.
- Dia 12/08, quarta-feira, às 20h. - tema: “Família e compromisso com a Vida”.
- Dia 14/08, sexta-feira, às 20h. - tema: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”.


A página do Facebook da Pastoral Familiar da Diocese de Chapecó irá compartilhar todos os eventos online. Fica o convite, curta e siga nossa página em: https://www.facebook.com/pfdcco/. Além disso, nas paróquias e grupos eclesiais acontecerão celebrações e reflexões, que certamente farão bem à causa da família, berço de vida e de esperança.

Coordenação Diocesana da Pastoral Familiar

Veja também

NOTA OFICIAL DA CNBB - AMAZÔNIA 23/08/19 A presidência da CNBB lançou uma nota oficial nesta sexta-feira, 23 de agosto, sobre os incêndios e outras criminosas depredações que estão em curso na Amazônia. O documento também a CNBB ressalta que o Sínodo dos Bispos sobre a Amazônia, convocado pelo papa Francisco para outubro próximo, é sinal de esperança e fonte de......

Voltar para Notícias