Aba 1

Postado em 21 de Maio às 11h35

Pastoral Familiar realiza formação sobre novo método de preparação matrimonial

Destaque (25)
Diocese de Chapecó/SC Neste ano a Pastoral Familiar iniciou a reestruturação da Preparação para o Sacramento do Matrimônio, o popular “Curso de Noivos”. Para dar andamento ao processo, a...

Neste ano a Pastoral Familiar iniciou a reestruturação da Preparação para o Sacramento do Matrimônio, o popular “Curso de Noivos”. Para dar andamento ao processo, a Coordenação Diocesana com a cooperação e o envolvimento dos padres e do Bispo Dom Odelir José Magri, organizou uma importante formação que aconteceu no último sábado dia 19 de maio em Xanxerê com a presença de 120 participantes. A formação foi conduzida pelos assessores Simone e Cleuton Gomes, casal Coordenador do Regional Sul IV e também pelos casais Karynne e Everton Signori, Lucila e Júlio Sumny da Diocese de Joaçaba.

Hoje podemos dizer que boa parte das Paróquias e suas equipes paroquiais acolheram a proposta de uma preparação para o Matrimônio por acolhimento numa forma de catequese pré-matrimonial com formação sólida em pequenos grupos. Nela acontecem trocas de experiências e aprofundamento sobre vocação matrimonial, e a construção da família, promovendo nessa nova modalidade, além de tudo, a Igreja em Saída que tanto queremos.

O método de Acolhimento é feito por um casal acolhedor (Agente da Pastoral Familiar) que já vivencia sua fé na vida matrimonial. Ele acolherá em sua casa os casais de noivos que buscam a graça do Sacramento do Matrimônio, propondo a eles a acolhida da Palavra de Deus e a experiência de família e com eles percorre o caminho de tomada de consciência do valor desse Sacramento e os desafios da vida a dois.

Os Casais Acolhedores devem mostrar com franqueza, os acertos e erros da sua vida conjugal e dar um testemunho de vida matrimonial de doação, perdão, renúncia, dedicação, disponibilidade e confiança. Não é somente transmitir um saber, mas transmitir convicções e valores aos noivos. Assim é possível os futuros casais perceberem se estão preparados para assumir de maneira livre e consciente esse bonito sacramento.

Segundo o casal Parreira, autor do livro “Matrimônio: Encontros de Preparação” que será o material utilizado, “os encontros frequentes dos agentes com os noivos, vão sempre acontecendo em um clima de oração, diálogo e amizade, dão tempo para eles absorverem os ensinamentos da Igreja e criam vínculos com os agentes e com a própria Paróquia”.
Como encaminhamentos deste encontro acordamos que cada Paróquia fará a transição do antigo método (encontros coletivos) para o que está sendo proposto. Para isso, os participantes estabelecerão um canal de diálogo com a Paróquia (Pároco, Vigários, Administradoras Paroquiais e Equipes Paroquiais) e cada Paróquia vai pensar com carinho a dinâmica de transição e quando começam esta nova e bonita experiência.

Vanilde e Enio Winckler | Casal coordenador da Pastoral Familiar
Padre Luciano Gattermann, referencial

Foto: Maria Cristina Ferreira Zerbinatti | Pascom Xanxerê

    Veja também

    Julho: "Cristãos leigos e leigas, que brilhe a vossa luz!, por dom Odelir Magri01/07 “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade” “Vocês são o sal da terra… Vocês são a luz do mundo” (Mt 5, 13-14). Iniciamos na Igreja do Brasil, no domingo 26 de novembro de 2017, Solenidade de Cristo Rei, o Ano do Laicato, para comemorar “os 30 anos do Sínodo Ordinário sobre os Leigos (1987) e da......
    Secretárias se reúnem em Cunha Porã25/04 Nesta terça-feira (25) as paróquias da diocese estavam vazias. O motivo é que em Cunha Porã as secretárias realizaram  a primeira reunião deste ano. Pela manhã o momento foi de esclarecer dúvidas e......

    Voltar para Notícias