Aba 1

Postado em 21 de Maio de 2018 às 11h35

Pastoral Familiar realiza formação sobre novo método de preparação matrimonial

Destaque (41)
Diocese de Chapecó/SC Neste ano a Pastoral Familiar iniciou a reestruturação da Preparação para o Sacramento do Matrimônio, o popular “Curso de Noivos”. Para dar andamento ao processo, a...

Neste ano a Pastoral Familiar iniciou a reestruturação da Preparação para o Sacramento do Matrimônio, o popular “Curso de Noivos”. Para dar andamento ao processo, a Coordenação Diocesana com a cooperação e o envolvimento dos padres e do Bispo Dom Odelir José Magri, organizou uma importante formação que aconteceu no último sábado dia 19 de maio em Xanxerê com a presença de 120 participantes. A formação foi conduzida pelos assessores Simone e Cleuton Gomes, casal Coordenador do Regional Sul IV e também pelos casais Karynne e Everton Signori, Lucila e Júlio Sumny da Diocese de Joaçaba.

Hoje podemos dizer que boa parte das Paróquias e suas equipes paroquiais acolheram a proposta de uma preparação para o Matrimônio por acolhimento numa forma de catequese pré-matrimonial com formação sólida em pequenos grupos. Nela acontecem trocas de experiências e aprofundamento sobre vocação matrimonial, e a construção da família, promovendo nessa nova modalidade, além de tudo, a Igreja em Saída que tanto queremos.

O método de Acolhimento é feito por um casal acolhedor (Agente da Pastoral Familiar) que já vivencia sua fé na vida matrimonial. Ele acolherá em sua casa os casais de noivos que buscam a graça do Sacramento do Matrimônio, propondo a eles a acolhida da Palavra de Deus e a experiência de família e com eles percorre o caminho de tomada de consciência do valor desse Sacramento e os desafios da vida a dois.

Os Casais Acolhedores devem mostrar com franqueza, os acertos e erros da sua vida conjugal e dar um testemunho de vida matrimonial de doação, perdão, renúncia, dedicação, disponibilidade e confiança. Não é somente transmitir um saber, mas transmitir convicções e valores aos noivos. Assim é possível os futuros casais perceberem se estão preparados para assumir de maneira livre e consciente esse bonito sacramento.

Segundo o casal Parreira, autor do livro “Matrimônio: Encontros de Preparação” que será o material utilizado, “os encontros frequentes dos agentes com os noivos, vão sempre acontecendo em um clima de oração, diálogo e amizade, dão tempo para eles absorverem os ensinamentos da Igreja e criam vínculos com os agentes e com a própria Paróquia”.
Como encaminhamentos deste encontro acordamos que cada Paróquia fará a transição do antigo método (encontros coletivos) para o que está sendo proposto. Para isso, os participantes estabelecerão um canal de diálogo com a Paróquia (Pároco, Vigários, Administradoras Paroquiais e Equipes Paroquiais) e cada Paróquia vai pensar com carinho a dinâmica de transição e quando começam esta nova e bonita experiência.

Vanilde e Enio Winckler | Casal coordenador da Pastoral Familiar
Padre Luciano Gattermann, referencial

Foto: Maria Cristina Ferreira Zerbinatti | Pascom Xanxerê

    Veja também

    Em ano jubilar, Encontro das Coordenações pauta 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral11/02 No último sábado, 09 de fevereiro de 2019, as coordenações diocesanas estiveram em Xanxerê para a primeira atividade comum deste ano: o encontro das coordenações. Nesta edição, o estudo foi assessorado pelo pe. Luciano dos Santos, Assessor Executivo da CNBB Regional Sul 4, que fez apontamentos em vista da 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral e......
    NOTA OFICIAL DA CNBB - AMAZÔNIA 23/08 A presidência da CNBB lançou uma nota oficial nesta sexta-feira, 23 de agosto, sobre os incêndios e outras criminosas depredações que estão em curso na Amazônia. O documento também a CNBB ressalta que o......

    Voltar para Notícias