Aba 1

Postado em 24 de Setembro às 14h42

Paróquia de Xaxim reabre Igreja Matriz após reforma

Diocese de Chapecó/SC A Igreja Matriz São Luiz Gonzaga de Xaxim é, certamente, um ícone da fé cristã católica tanto para os quatro Municípios atendidos pela Paróquia: Xaxim, Lajeado Grande,...

A Igreja Matriz São Luiz Gonzaga de Xaxim é, certamente, um ícone da fé cristã católica tanto para os quatro Municípios atendidos pela Paróquia: Xaxim, Lajeado Grande, Marema e Entre Rios, quanto para a região e mesmo para o Estado de Santa Catarina.

Idealizada a partir da presença dos Freis Franciscanos (OFM), a construção teve a sua Pedra Fundamental lançada em 1947, sendo que a sua inauguração ocorreu no dia 06 de janeiro de 1951.

Desde a sua construção, a obra conserva as marcas características da arte neogótica, notável pela sua arquitetura, ao estilo das grandes catedrais brasileiras e europeias, contendo arcos e abóbadas ogivais, ou seja, arredondadas, com arcos finos e longos, além da presença de vitrais.

Após tantos e tantos anos, a Igreja Matriz necessitou passar por processo de reforma e restauro, mais amplo e complexo, envolvendo a substituição do piso original, a troca de toda a fiação elétrica, a instalação de um novo sistema de som, bem como a recuperação dos bancos de madeira, que por sinal estavam bastante danificados.

Diante desse propósito, as obras tiveram início nos primeiros dias do mês de maio deste ano, e avançaram até os últimos dias do mês de agosto, quando, na noite do dia 31 (sábado), as portas da Igreja Matriz foram reabertas para os fiéis, durante uma belíssima Missa de Ação de Graças.

Vale ressaltar que todo o piso original que fora substituído recebeu peças idênticas, sob medida, confeccionadas de forma artesanal, trazidas do Estado de São Paulo, exatamente para preservar a originalidade da obra. Os bancos foram todos reformados e envernizados, bem como as portas, que foram lixadas e envernizadas.

Foram vários dias e mesmo meses de expectativa, até as obras serem concluídas e os fieis finalmente poderem retornar à casa de oração por excelência, no interior da qual todos e todas são animados pela Palavra, a uma vida de comunhão eclesial e de testemunho cristão à sociedade e ao mundo.

A Santa Missa celebrada no dia 31 de agosto teve início às 19h, com representantes de praticamente todas as comunidades, dos quatro Municípios atendidos pela Paróquia. Frei Gilson Kammer, atual pároco, também foi o presidente da celebração, concelebrada ainda pelos Freis Jacir Zolet; Vanderlei da Silva Neves e Edivaldo Ludwig. A celebração teve a cobertura de uma rádio local, sendo transmitida via redes sociais.

A alegria, o entusiasmo e a animação dos paroquianos eram visíveis. Afinal, celebrar a Eucaristia é sempre um momento único e festivo na vida de fé do povo. Ainda mais, quando a beleza da casa (igreja) reflete o trabalho, o empenho e a participação de todos/as em vista do cuidado, da preservação e do bem querer para com a casa de Deus e que, por extensão filial, também se torna a casa de todos nós, filhos e filhas suas.

Certamente, todo o trabalho realizado em favor desse patrimônio religioso e cultural, com mais de meio século de existência, quer ser a expressão concreta de fé de um povo, construída, cultivada e preservada de geração em geração, até o presente e, sem dúvida alguma, para as gerações futuras. Rogamos que os Padroeiros, São Luiz Gonzaga e Nossa da Saúde continuem intercedendo, animando e fortalecendo o seu povo na fé, para que ela nunca esmoreça, mas sempre mais cresça e produza muitos e bons frutos.

Texto e fotos: Valnei Brunetto  | Paróquia de Xaxim

  • Diocese de Chapecó/SC -
  • Diocese de Chapecó/SC -
  • Diocese de Chapecó/SC -
  • Diocese de Chapecó/SC -

Veja também

Paróquia de Iporã instala decompositor e reaproveita resíduos orgânicos12/06/18 A Paróquia Nossa Senhora das Mercês, de Iporã do Oeste, em parceria com o técnico em agropecuária Paulo Hofstetter e o agrônomo Aleisson Ludtke da EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catariana) realizou a instalação do “Decompositor orgânico de resíduos sólidos” na horta da......
Inicia rodada de visitas às Regiões Pastorais22/02/18 Na última terça-feira, 20 de fevereiro, a equipe do secretariado diocesano iniciou a primeira rodada de visitas às nove Regiões Pastorais da Diocese. Este é um momento de encontro, mas sobretudo de repensar a caminhada da......
Xavantina acolhe Visita Pastoral 07/05/18 De 05 a 07 de maio, o bispo diocesano de Chapecó, dom Odelir José Magri, MCCJ, juntamente com o coordenador diocesano de pastoral, Pe. Marlo Flávio Tessaro, realizaran mais uma visita pastoral. Desta vez a paróquia anfitriã......

Voltar para Notícias