Aba 1

Postado em 01 de Outubro às 15h15

Palavra do Bispo - outubro de 2019

Diocese (27)Mensagem (15)

CARTA DE MOTIVAÇÃO MISSIONÁRIA ÀS COMUNIDADES
Sobre o Mês Missionário Extraordinário


Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo


Saudações, amados irmãos e irmãs em Cristo Jesus, o missionário do Pai!

Manifesto minha enorme alegria em escrever-lhes, nesta ocasião tão especial para a Igreja, que é a celebração do Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco para este mês de outubro. Desejo, assim como Francisco, repropor a toda a Igreja diocesana um “renovado empenho missionário”, convicto de que a missão renova a Igreja, revigora a sua fé e identidade e lhe dá novo entusiasmo e novas motivações.

A missão não é fruto de uma decisão ética, ou de uma simples vontade dos seguidores de Jesus, mas brota do coração de Deus. É ele quem primeiro se transborda e vem ao nosso encontro. Portanto, a missão vem de Deus e é de Deus, e nós somos chamados a ser cooperadores da sua missão no mundo. A missão, por sua vez, brota no coração do ser humano, pelo encontro com a pessoa de Jesus, o missionário do Pai, e deste encontro nasce a identidade fundamental da Igreja: a missão.

Esta missão, enquanto comunidade de discípulos e discípulas, é primeiramente testemunhar a alegria do encontro com a pessoa de Jesus, sendo sinal do Reino definitivo. Daí que a missão não deve ser entendida como uma propaganda, um negócio ou um projeto empresarial de expansão religiosa, mas é a partilha de uma alegria e indicação de um horizonte estupendo.
Ser missionário, portanto, não é um privilégio de alguns entendidos, mas o chamado de todo aquele que pelo batismo é marcado com o dom da fé. Batizado é sinônimo de ser missionário e todo aquele que foi marcado pelo dom do batismo carrega a identidade da missão que nos impele para fora de nós mesmos numa relação próxima com os irmãos e irmãs que gera vida. Ser missionário, portanto, não é em primeiro lugar cumprir com uma tarefa, mas partilhar uma alegria de quem se encontrou com a grande esperança do mundo: Jesus de Nazaré.
Convicto de que a consciência missionária é que transforma a vida da Igreja, desejo convocar todos os batizados e batizadas para um novo impulso missionário em nossa Diocese. Sendo assim, convido-os para, de imediato, somarmos forças na intensa vivência do Mês Missionário Extraordinário, como uma forma de renovar o espírito missionário em nossas comunidades. Quero animar vocês a rezarem em suas comunidades e nas famílias pela missão; organizem grupos para a novena missionária e articulem o gesto concreto do mês missionário que está descrito na página central do jornal.

Como continuidade deste impulso missionário, desejo que em todas as paróquias se fortaleçam e organizem os grupos de articulação da missão (Conselhos Missionários); para isso, nos ajudará muito se dermos impulso à organização dos grupos de Infância e Adolescência Missionária em cada comunidade, onde for possível, para que nossas crianças e adolescentes cresçam na consciência missionária. Igualmente, não descuidemos da oração pelas vocações missionárias.
Por fim, e pensando além de nossa vivência missionária local, carreguemos no coração o desejo concreto da articulação de um projeto missionário além-fronteiras, onde possamos “dar de nossa pobreza” para a realização da missão no mundo. Sonhar com tal projeto é deixar que o Espírito de Deus nos conduza ao seu tempo e para onde ele de nós necessitar, para que leigos e leigas, padres e religiosos possam testemunhar a alegria da fé no mundo.

Que Maria, a primeira missionária, nos anime e nos encoraje nesta missão. Com carinho e afeto, desejo que a bênção de Deus esteja com todos e todas vocês. Não deixemos que nos roubem a força missionária!

Dom Odelir José Magri, MCCJ

Bispo Diocesano
Presidente da Comissão Missionária Nacional

 

Veja também

Palavra do Bispo - Julho 201926/07SE O CORAÇÃO NÃO ARDE, OS PÉS NÃO ANDAM “Não ardia em nós o nosso coração quando ele nos falava no caminho e nos explicava as Escrituras?” (Lc 24,32) O Papa Francisco, desde o início de seu pontificado, tem-nos provocado a sermos uma Igreja em saída, próxima às pessoas. Percebe-se que o coração dos cristãos tem aquecido cada dia mais na disponibilidade em......
Palavra do bispo - Dezembro 201906/12 Natal: caminho de Missão! Os pastores “foram, pois, às pressas a Belém e encontraram Maria e José, e o recém-nascido deitado na manjedoura” (Lc 2,16). A festa do Natal nos faz mergulhar de modo muito......
JESUS, morrendo, “matou a morte”14/11/17 “Entra na alegria do teu Senhor.” (Mt 25,23) Dia 2 de novembro é um dia marcante, porque é a festa da imortalidade e da ressurreição. É uma recordação da vida de quem já peregrinou neste......

Voltar para Notícias