Aba 1

Postado em 27 de Maio às 09h30

Dom Odelir instituirá ministério do Leitorado à Seminaristas da Teologia no domingo, dia 29 de maio

Destaque (98)
Diocese de Chapecó/SC Dom Odelir celebrará missa e concederá ministério à seminaristas. Foto: Deise Agnoletto/Assessoria   Há muito tempo em nossa Igreja foram instituídos alguns...

Dom Odelir celebrará missa e concederá ministério à seminaristas. Foto: Deise Agnoletto/Assessoria

 

Há muito tempo em nossa Igreja foram instituídos alguns ministérios, a fim de aproximar e semear a Palavra de Deus na vida dos fiéis. O Leitorado (ministério do leitor) é um dos ministérios vigentes, e neste domingo, dia 29 de maio, nosso Bispo Diocesano Dom Odelir José Magri, celebrará um lindo momento para a Diocese, no qual concederá o ministério do Leitorado ao nosso seminarista da fase da Teologia, Rodrigo Isotton, e também ao seminarista da Diocese de Lages, Gustavo Borges. A celebração será realizada em Passo Fundo, na Paróquia São Judas.

O Leitorado é o primeiro ministério recebido pelos seminaristas, normalmente no segundo ano do curso de Teologia. Quem recebe o Leitorado tem a função de ler a Palavra de Deus nas assembleias litúrgicas, seja em missas e em outras ações sagradas. É quem faz as leituras da Sagrada Escritura, com exceção do Evangelho. Essas funções podem ser confiadas e exercidas também por fiéis leigos, além daqueles que estão no caminho do sacerdócio.

Conforme o seminarista da nossa Diocese Rodrigo Isotton, a caminhada formativa serve para prepará-los a assumirem a vocação à qual Deus os chamou. E a instituição do ministério do leitorado é um dos momentos preparativos: “O ministério de leitor propõe ao seminarista o desafio de deixar-se transformar pela Palavra de Deus, objeto de sua oração e do seu estudo. É na oração pessoal e comunitária e nos estudos teológicos que busco me aproximar e me configurar a Jesus Cristo. É na Sagrada Escritura que encontro o projeto de vida que busco viver, o Reino de Deus”. Rodrigo também ressalta sua alegria em receber o ministério: “Estou muito feliz, pois esse momento é importante e significativo na minha vida e caminhada vocacional. Peço a todos que rezem por mim e pelas vocações”.

“Os ministérios que recebemos, estando nesta caminhada vocacional e formativa, são passos dados gradativamente. É sempre uma alegria olhar para este caminho e ver que o trajeto está sendo cumprido. Neste caso especial, o Leitorado é o percurso acontecendo”, confirma o seminarista Gustavo Borges. Além disso, Gustavo frisa a familiaridade com Deus proporcionada pelo ministério: “A vida de um padre é permeada de diversos aspectos que são constitutivos, dentre os quais está a intimidade com a Sagrada Escritura, foco principal deste ministério que receberemos. Nas Sagradas Escrituras está contida a Palavra de Deus, e é justamente essa que iremos anunciar, mostrar, levar ao povo de Deus. Estou muito feliz com este novo passo, com este ministério que é simples, mas importantíssimo na caminhada”.


Que nossos futuros leitores sejam abençoados em sua missão e sigam dando passos em direção à vocação!

Veja também

Transferências dos Padres Religiosos para 201830/01/18 No decorrer da história de nossa Igreja diocesana são louváveis a presença e o serviço da vida religiosa. Atualmente, das quarenta paróquias da Diocese, quinze são coordenadas por religiosos/as. Para 2018, os Conselhos Provinciais realizaram algumas mudanças entre os religiosos. Aos que saíram nossa gratidão pelo serviço prestado. Aos que......

Voltar para Notícias


Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.