Aba 1

Postado em 28 de Outubro de 2019 às 15h43

Diocese realiza 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral

Diocese de Chapecó/SC Nos dias 26 e 27 de outubro de 2019, a paróquia São Miguel Arcanjo, de São Miguel do Oeste, sediará a 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral (ADP), da Diocese de Chapecó. Ela...

Nos dias 26 e 27 de outubro de 2019, a paróquia São Miguel Arcanjo, de São Miguel do Oeste, sediará a 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral (ADP), da Diocese de Chapecó. Ela terá como lema “Deixemo-nos guiar pela luz do Senhor” (Is 2,5), em sintonia com o lema do jubileu de 60 anos da diocese. O evento faz parte da celebração jubilar, vivenciada no triênio 2017-2019, juntamente com o projeto das Santas Missões Populares realizado em todas as paróquias da diocese.
A Assembleia, que é o maior espaço colegiado da diocese, dará indicativos para a produção do Plano Pastoral Diocesano do próximo quadriênio (2020-2023). Para isso, contará com a participação de 239 representantes das 40 paróquias, pastorais, organismos e movimento que compõem a Igreja Diocesana e convidados.
No sábado, 26, às 19h30, os delegados/as participarão de um momento celebrativo em 18 comunidades urbanas da paróquia. Destas, os mesmos serão acolhidos em 17 comunidades para pernoite, seguindo os trabalhos no domingo, 27.
O processo
A organização da Assembleia iniciou em julho de 2016 por meio de uma sessão ampliada do Conselho Diocesano de Pastoral. Naquele encontro foi realizada uma avaliação das atuais diretrizes diocesanas e foi planejado o triênio jubilar. Por meio de uma equipe de coordenação foram pensados três grandes momentos para vivenciar a Assembleia.
O caminho metodológico assumido acolheu a proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em organizar a ação evangelizadora a partir de quatro pilares: Palavra, pão, caridade e missão. Os quatro pilares serão a referência na organização e sistematização do que for refletido e indicado nos três grandes momentos da ADP.
O primeiro foi local, reunindo comunidades e posteriormente seus representantes na assembleia paroquial. O segundo momento foram as Pré-Assembleias, realizadas de 20 de julho a 01 de setembro nas nove Regiões Pastorais da diocese. Nelas foram escolhidos os delegados/as de cada paróquia para a 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral e definidos um projeto com três ações para os 4 pilares da Ação Evangelizadora da Igreja.
O terceiro momento diocesano da 10ª. ADP será fruto de todo este processo percorrido. Ele terá a missão de firmar os grandes projetos de evangelização da Igreja diocesana para o próximo quadriênio.

SERVIÇO

O quê: 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral
Quando: 26 e 27 de outubro de 2019
Onde: Salão Paroquial de São Miguel do Oeste
Início: 13h - Sábado, 26
Término/envio: 16h - Domingo, 27

Veja também

CNBB lança nota sobre situação de povos indígenas Wajâpi, no Amapá29/07/19 A Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), preocupada com o momento de crise socioambiental que atinge em especial os povos originários da Amazônia, e também com a morte do líder da etnia Wajãpi, ocorrida no dia 24 de julho, no Estado do Amapá, lança uma nota, nesta segunda-feira, 29 de julho. Leia o documento na......
Inicia rodada de visitas às Regiões Pastorais22/02/18 Na última terça-feira, 20 de fevereiro, a equipe do secretariado diocesano iniciou a primeira rodada de visitas às nove Regiões Pastorais da Diocese. Este é um momento de encontro, mas sobretudo de repensar a caminhada da......

Voltar para Notícias