Aba 1

Postado em 28 de Outubro de 2019 às 15h43

Diocese realiza 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral

Diocese de Chapecó/SC Nos dias 26 e 27 de outubro de 2019, a paróquia São Miguel Arcanjo, de São Miguel do Oeste, sediará a 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral (ADP), da Diocese de Chapecó. Ela...

Nos dias 26 e 27 de outubro de 2019, a paróquia São Miguel Arcanjo, de São Miguel do Oeste, sediará a 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral (ADP), da Diocese de Chapecó. Ela terá como lema “Deixemo-nos guiar pela luz do Senhor” (Is 2,5), em sintonia com o lema do jubileu de 60 anos da diocese. O evento faz parte da celebração jubilar, vivenciada no triênio 2017-2019, juntamente com o projeto das Santas Missões Populares realizado em todas as paróquias da diocese.
A Assembleia, que é o maior espaço colegiado da diocese, dará indicativos para a produção do Plano Pastoral Diocesano do próximo quadriênio (2020-2023). Para isso, contará com a participação de 239 representantes das 40 paróquias, pastorais, organismos e movimento que compõem a Igreja Diocesana e convidados.
No sábado, 26, às 19h30, os delegados/as participarão de um momento celebrativo em 18 comunidades urbanas da paróquia. Destas, os mesmos serão acolhidos em 17 comunidades para pernoite, seguindo os trabalhos no domingo, 27.
O processo
A organização da Assembleia iniciou em julho de 2016 por meio de uma sessão ampliada do Conselho Diocesano de Pastoral. Naquele encontro foi realizada uma avaliação das atuais diretrizes diocesanas e foi planejado o triênio jubilar. Por meio de uma equipe de coordenação foram pensados três grandes momentos para vivenciar a Assembleia.
O caminho metodológico assumido acolheu a proposta da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em organizar a ação evangelizadora a partir de quatro pilares: Palavra, pão, caridade e missão. Os quatro pilares serão a referência na organização e sistematização do que for refletido e indicado nos três grandes momentos da ADP.
O primeiro foi local, reunindo comunidades e posteriormente seus representantes na assembleia paroquial. O segundo momento foram as Pré-Assembleias, realizadas de 20 de julho a 01 de setembro nas nove Regiões Pastorais da diocese. Nelas foram escolhidos os delegados/as de cada paróquia para a 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral e definidos um projeto com três ações para os 4 pilares da Ação Evangelizadora da Igreja.
O terceiro momento diocesano da 10ª. ADP será fruto de todo este processo percorrido. Ele terá a missão de firmar os grandes projetos de evangelização da Igreja diocesana para o próximo quadriênio.

SERVIÇO

O quê: 10ª Assembleia Diocesana de Pastoral
Quando: 26 e 27 de outubro de 2019
Onde: Salão Paroquial de São Miguel do Oeste
Início: 13h - Sábado, 26
Término/envio: 16h - Domingo, 27

Veja também

É tempo de Cuidar: Paróquia de Saudades intensifica trabalho permanente de apoio a migrantes durante a pandemia02/07 Desde o início deste ano (2020) começamos um trabalho de acolhida e amizade a todas as pessoas migrantes vindos das diferentes regiões do Brasil e de outros países (Venezuela e Haiti) que vão chegando à nossa cidade, aproximando-nos para conhecer sua realidade e as necessidades que apresentam. A Pastoral criou um plano de atividades e objetivos, mas nós nos vimos......
Fazenda da Esperança de Chapecó inaugura casa multiuso13/11/18 Em 2019, a Fazenda da Esperança Santa Paulina, de Chapecó, inicia uma nova fase de trabalho. Desde 2017, está sendo construída em sua sede uma Casa Multiuso para auxiliar na recuperação dos internos e manter a obra......

Voltar para Notícias