Aba 1

Postado em 19 de Junho às 11h12

DECRETO PREVÊ A RETOMADA PARCIAL DAS ATIVIDADES A PARTIR DE 04 DE JULHO

Destaque (64)
Diocese de Chapecó/SC DECRETO | Chapecó, 19 de junho de 2020. A todo o povo de Deus da Diocese de Chapecó, saúde e paz. Desde meados de março estamos com nossas atividades presenciais suspensas....


DECRETO | 
Chapecó, 19 de junho de 2020.


A todo o povo de Deus da Diocese de Chapecó, saúde e paz.

Desde meados de março estamos com nossas atividades presenciais suspensas. Neste período foram várias cartas orientando sobre aspectos de nossa vida eclesial. Muita coisa deixamos de fazer, mas outras tantas foram vivenciadas. Destaco, de modo especial, as iniciativas de evangelização a distância (celebrações transmitidas, subsídios para as famílias...) e os gestos de solidariedade.
A pandemia ainda não passou. Contudo, neste momento, conforme as orientações dos órgãos civis competentes, é possível ir retomando algumas ações com maior presença de fiéis. Contudo, é preciso agir com prudência, adequado planejamento, empenho, coragem e esperança. Também a Igreja, em sintonia com as autoridades sanitárias, tem a responsabilidade de prevenir o contágio da Covid-19.
Após consultar o Conselho Diocesano de Presbíteros e dialogar com as demais dioceses de nosso Estado, decidimos:

A partir do dia 04 de julho de 2020 retomar as seguintes ações comunitárias
• Celebrações Eucarísticas com participação de fiéis: para isso está sendo enviado um documento com as orientações de como proceder com a preparação dos espaços celebrativos, o serviço dos ministros e demais pessoas envolvidas e a própria participação dos fiéis. Caberá às equipes paroquiais, a partir de sua realidade local, definirem a dinâmica desta retomada. Entretanto, deverá ser algo lento e gradual prezando pelo cumprimento das normas de higiene, distanciamento e outras formas de proteção.
• Celebração dos sacramentos do Batismo, Confissão, Unção dos Enfermos e Matrimônio: a celebração destes sacramentos poderá ser retomada mediante necessidade pastoral. Estas celebrações deverão seguir as orientações encaminhadas em anexo.

Manter suspensas as seguintes atividades por tempo indeterminado
• Celebração da Palavra de Deus com a Distribuição da Sagrada Comunhão Eucarística: continuam suspensas as celebrações presididas pelos ministros/as extraordinários/as, popularmente chamadas de “Culto”, com a presença de fiéis. Para a retomada destas celebrações serão enviadas orientações próprias.
Catequese: as atividades presenciais (encontros, retiros, ritos de passagem...) deverão continuar suspensas. Para sua retomada construiremos orientações diocesanas comuns. No momento reforçamos que as coordenações paroquiais continuem divulgando e motivando o uso do material “Encontro com Jesus em Família”. A princípio, mantemos a referência do retorno as aulas escolares para uma eventual retomada da caminhada catequética presencial.
Celebração da Iniciação à Vida Eucarística (Primeira Comunhão) e da Crisma: a celebração destes sacramentos permanecem suspensas por tempo indeterminado. Caso seja possível retornar este ano enviaremos orientações próprias.
Outras ações evangelizadoras: permanecem suspensos os encontros e escolas de formação, grupos de reflexão, grupos de orações (RCC e outros Movimentos), procissões e romarias, retiros, encontros diversos e demais atividades que possam gerar aglomeração de pessoas.
Festas comunitárias: seguindo as orientações dos órgãos responsáveis mantemos suspensas as festas e demais promoções comunitárias.
Espaços de Lazer: permanece vedada a abertura dos espaços de lazer que funcionem nas estruturas da Mitra Diocesana (bodegas, canjas de bocha, bolão, quadras de esporte...).

Confirmar as seguintes orientações
As igrejas: na medida do possível, organizar horários para que as igrejas permaneçam abertas para as orações individuais dos fiéis.
• Velórios: em relação aos velórios e sepultamentos segue o que está estabelecido pelos órgãos estaduais e municipais desde o início da pandemia. Sempre que solicitado e possível realizar a celebração de encomendação. Porém, esta deverá ser restrita à família e celebrada de forma breve, seguindo todos os cuidados de higiene e distanciamento.
Meios eletrônicos: manter a transmissão de ao menos uma celebração eucarística semanal e de outras ações evangelizadoras por meio das mídias sociais.
Ações caritativas: fortalecer as iniciativas solidárias para com as pessoas mais vulneráveis.


Por intercessão de Santo Antônio, padroeiro de nossa Diocese, Deus ilumine, proteja e abençoe a todos e todas.


Dom Odelir José Magri, MCCJ
Bispo Diocesano de Chapecó

Veja também

Semana Teológica 2018 inicia com formação para leigos e leigas06/08/18 No último sábado, 04 de agosto, dia dos padres, nos reunimos em Modelo para a primeira formação da Semana Teológica Diocesana deste ano. Com o tema "Iniciação à Vida Cristã", a partir do documento 107 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a atividade foi realizada apenas para os leigos e leigas da diocese, com a assessoria......

Voltar para Notícias