Aba 1

Postado em 05 de Abril às 09h57

Campanha da Fraternidade 2022: coleta nacional será realizada no Domingo de Ramos, dia 10 de abril

Destaque (98)
Diocese de Chapecó/SC A abertura da Campanha da Fraternidade (CF) é feita todo ano juntamente com a Quaresma, na Quarta-Feira de Cinzas, neste, no dia 02 de março. A CF é uma proposta evangelizadora da Igreja Católica...

A abertura da Campanha da Fraternidade (CF) é feita todo ano juntamente com a Quaresma, na Quarta-Feira de Cinzas, neste, no dia 02 de março. A CF é uma proposta evangelizadora da Igreja Católica no Brasil, em preparação para a Páscoa, voltada à conversão pessoal e comunitária. Desde o ano de 1964, contribui para a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de problemas específicos, tratados à luz do projeto de Deus. Além de um chamado à conversão, incentiva a prática de gestos concretos de fraternidade em prol da transformação de situações injustas e não cristãs.

A CF 2022 tem como tema “Fraternidade e Educação”, e lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr, 31,26). A Campanha deste ano convida para a promoção de diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Esta é a terceira vez que o tema “educação” é tratado e aprofundado pela Igreja do Brasil em uma Campanha da Fraternidade. Desta vez, a reflexão foi impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco.


A Coleta da Solidariedade
O maior gesto da CF é a Coleta da Solidariedade, que é realizada em âmbito nacional, todos os anos, no Domingo de Ramos - próximo domingo, dia 10 de abril. Os recursos arrecadados integram os Fundos Diocesanos e Nacional de Solidariedade que têm contribuído para a promoção da dignidade humana, tem compromisso com os pobres e a vida plena.

Do total arrecadado na Coleta para a Solidariedade, 60% fica na própria Diocese e é gerido pelo Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), com o objetivo de apoiar iniciativas e projetos locais. Os outros 40% compõem o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS), que é administrado pelo Departamento Social da Conferência Nacional do Bispos do Brasil (CNBB), sob a orientação do Conselho Gestor da CNBB.

Neste dia 10 de abril, estendemos o convite para toda a nossa comunidade para serem motivadores e contribuintes da Campanha da Fraternidade. Que olhemos pelo próximo e nos juntemos na corrente de solidariedade!

*Informações CNBB: https://campanhas.cnbb.org.br/ 

Veja também

CORONAVÍRUS - DECRETO DIOCESANO18/03/20 Chapecó, 18 de março de 2020. DECRETO A todo o povo de Deus da Diocese de Chapecó, saúde e paz. FAZEMOS SABER QUE, considerando a atual pandemia do COVID-19; considerando as orientações da CNBB Nacional e Regional; considerando os Decretos Federal, Estadual e Municipais acerca das medidas preventivas públicas contra a pandemia do......
Bispos e Coordenadores Diocesanos de Pastoral reunidos em Nova Veneza04/07/19 Os Bispos e Coordenadores de Pastoral de todas as Dioceses do Regional Sul 4 da CNBB, estão reunidos desde dia dois de julho, em Nova Veneza (SC). O evento que reúne as dez dioceses do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do......

Voltar para Notícias


Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.