Catarinense, da Ilha.Foi nomeado como Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio aos 14/09/1957 e ordenado por Dom Jaime de Barros Câmara em 08 de dezembro de 1957. Transferido para Chapecó em 19 de maio de 1962, tomou posse no dia 07 de setembro de 1962 e permaneceu na Diocese até 21 de janeiro de 1968.
Participou de todas as sessões do Vaticano II. Sua preocupação: iniciar a renovação proposta pelo Concílio. Destaques de seu pastoreio: a renovação litúrgica, introduzindo, nas comunidades do município de Chapecó e paróquias vizinhas, a escuta via rádio das missas em vernáculo rezadas pelo Bispo na Catedral; apoio e acompanhamento do início da renovação nas Congregações Religiosas femininas da Diocese; a fundação do Secretariado Diocesano das Vocações Sacerdotais (então única organização pastoral em nível diocesano), reforçando o trabalho vocacional com os Clubes Vocacionais; a elaboração e publicação, aos 29/12/1967, do Primeiro Plano Diocesano de Pastoral para o biênio 1967-1968, em consonância com as orientações do Plano de Pastoral de Conjunto da CNBB.
Principais marcas: início da renovação conciliar na liturgia e o trabalho vocacional.
Compartilhe!
Uso de Cookies
Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.